24/01/2008

Leituras...

José Eduardo Agualusa, escritor angolano... Livros fantásticos que têm a capacidade de nos remeter aos seus lugares, reais ou fictícios. Consigo sentir o sabor da terra, cheirar personagens e viajar nas paisagens... Prosa em aberto para cada um sentir à sua maneira, recolhendo memórias ou raptando memórias alheias. Passageiros em trânsito, o seu último livro, fica uma amostra.

"O meu Pai dizia-me:
- A vida é uma corrida, meu filho. Quem olha para trás enquanto corre arrisca-se a tropeçar.
Eu não olho para trás. Avanço por vezes de olhos fechados, e tropeço, como os outros, e eventualmente caio, mas não olho para trás. Nunca fui pessoa de cultivar saudades. Não colecciono álbuns de fotografias, e jamais guardei pétalas secas entre as páginas de velhos livros. Sigo sempre em frente."

....

"Quando encontro algum jornal lanço um uma vista de olhos à página da necrologia. Como não conheço ínguém, como ninguém espera por mim em parte alguma, choro pelos desconhecidos, aqueles que me parecem mais simpáticos, vou pelo semblante, entende?, isto se a fotografia estiver bem impresa, ou então pelo nome. Há sempre algum José por quem chorar. Não choro de pena. Choro apenas para praticar."

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial