07/02/2008

Sermão aos peixes

Celebra-se o 400º aniversário do Padre António Vieira. Foi um missioário e diplomata, é também considerado um percursor da defesa dos direitos humanos. Deixou uma obra literária composta por 200 sermões, 700 cartas, tratados proféticos e dezenas de escritos filosóficos, teológicos, espirituais, políticos e sociais. Um dos mais conhecidos, O Sermão de Santo António aos Peixes.
Realmente, acho muita piada a este Sermão, em que Padre António se esplana em louvores aos peixinhos para depois, num acto de mestre da repreensão, os defazer por completo moralmente. Ainda tenho muito que aprender!
Fica um excerto, não podendo deixar de pensar: será que foi esta a origem da famosa expressão "Cagar postas de pescada"?
LOUVORES EM GERAL - cap. II (1.º momento da Exposição)
a) "ouvem e não falam"
b) "vós fostes os primeiros que Deus criou"
c) "e nas provisões (...) os primeiros nomeados foram os peixes"
d) "entre todos os animais do mundo, os peixes são os mais e os maiores"
e) "aquela obediência, com que chamados acudistes todos pela honra de vosso Criador e Senhor"
f) "aquela ordem, quietação e atencão com que ouvistes a palavra de Deus da boca do seu servo António. (...) Os homens perseguindo a António (...) e no mesmo tempo os peixes (...) acudindo a sua voz, atentos e suspensos às suas palavras, escutando com silêncio (...) o que não entendiam."
g) "só eles entre todos os animais se não domam nem domesticam"
REPREENSÕES EM GERAL - cap. IV (2.º momento da Exposição)
a) "(...) é que vos comedes uns aos outros."
b) "Não só vos comeis uns aos outros, senão que os grandes comem os pequenos."
c) "Se os pequenos comeram os grandes, bastara um grande para muitos pequenos; mas como os grandes comem os pequenos, não bastam cem pequenos, nem mil, para um só grande."

4 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

olha vc´s sabiam que a comonidade de padres e monjes anda a diminuir??? à pois é à falta deles e quem viu o programa de quarta feira do nuno marckel (ou lá o raio) na antena 3 na quarta feira passada sabe pq, mas passo a explicar ñ existem atrativosao menos que deixem os homens ter esposas casarem nem que fosse com freiras, ñ podiam era trabalhar no mesmo convento, toda a gente sabe pk, trabalho e vida familiar ñ se dá bem, mas imaginem a conversa de um casal de monge e uma freira, depois de chegados a casa do trabalho, "entam mor que fizeste rezei muito pedi paz na terra pedi a deus que nos salvasses e aqueles que o ofendemn lindo isto (para já a freira encorre em poligamia, é casada com deus ou será jesus, tb ñ interessa nada é com os dois mais o monge), como seria o sexo???
querida posso dar-te tautau queres um bocadinho ou todo??? epá ridiculo mas devia ser lindo, isto sim dava um filme indiano, já agora outra pergunta de onde vem a pastelaria conventual??? dos conventos?? quem é que inventou isto?? uma freira um monge?? mas que é bom é!!

7 de fevereiro de 2008 às 23:17  
Anonymous Anónimo disse...

outra coisa metam mesas de matrecos e de snokker nos conventos páh deixem os homens divertir.se metam net para as freiras, é que depois elas chegam aos confissionarios e ñ sabem fazer nada e o padre tem de explicar tudo, ajoelhou tem de rezar!! lol

7 de fevereiro de 2008 às 23:20  
Blogger Sininho disse...

Oh AAAAALLLLFAAAAACCCEEEEE!
Epá que eloquência escrita, o encadear de raciocíonio, a melodia, a métrica.... tudo! És um vanguardista da literatura portuguesa. O Homem das mil opiniões e, sempre pronto a opinar até o inopinável! Tira-me uma dúvida: os erros ortográficos são parte do estilo ou escreves num teclado dinamarquês?
Oh Car**#$ho atenção aos erros Pá! Anda uma mãe a criar um filho pa isto....
bjufas e abracinhos setubalenses :D:D:D:D:D

8 de fevereiro de 2008 às 14:01  
Anonymous Anónimo disse...

os erros saem assim como os flatulencias!! lololol

14 de fevereiro de 2008 às 23:08  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial